quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Curso sobre as novas regras ortográficas!

Colegas,
 A ESAF ( Escola Superior de Administração Fazendária, ligada ao Ministério da Fazenda) oferece aos funcionários públicos o curso em EAD, gratuito, sobre a Nova Ortografia.
É um curso simples, sem tutor, que dura um mês. Possui a carga horária de 20h e no final do cruso, após avaliação imprime o certificado.
É um curso bem bacana e com várias dicas e exercícios que podemos inclusive usar com nossos alunos!
Aproveitem!

https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/

Neurociências

Clique nas imagens para ampliá-las!













Memória Encontro de Professores de Português

Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Pedagógica
Ensino Fundamental
Assessoria Pedagógica da Região Leste


Encontro de Professores de 3º Ciclo
PORTUGUÊS– 17/08/2011

Presentes: Patrícia Brasil e Vanessa Castro (assessoria 3º e 2º ciclos regional leste), Magda Teresinha da Silva (EMEF Nossa Senhora de Fátima); Patrícia Alves Nunes (EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro e EMEF Heitor Villa Lobos), Luzi Lene Flores Prompt (EMEF Afonso Guerreiro Lima e EMEF Saint’Hilaire), Aline Azeredo Bizello (EMEF Afonso Guerreiro Lima); Miriam Lia Cavalheiro e Sabrina Kamphorst (EMEF José Mariano Beck); Carla Regina P. Fin (EMEF Heitor Villa Lobos); Joselaine de Oliveira Marques (EMEF América); Isaura Inajara Padilha Leão (EMEF São Pedro).


Após a rodada de apresentação, Patrícia deu as boas vindas, explicou a questão da alteração do local e apresentou a sistemática de trabalho da tarde. A proposta do trabalho consistia em 3 etapas: uma discussão sobre a adolescência, seguida de uma retomada das características da rede, finalizando com as práticas pedagógicas realizadas pelos colegas na disciplina de Português nas escolas municipais de ensino fundamental da região leste.
Para iniciar a discussão, assistimos a um pequeno esquete do Terça Insana intitulado Adolescente ( disponível no youtube).
Desconsiderando que o esquete tratava de uma adolescente de classe média, foi possível encontrar semelhanças com os nossos alunos no que diz respeito: ao vocabulário (gírias, repetição de palavras) e à forma como se expressam (a falta de argumentação), à forma como se relacionam com os adultos (para alguns alunos, somos velhos, somos ridículos), ao modo como encaram o estudo, ao sentimento de pertencimento a um determinado grupo. Professores relataram também o conflito de gerações que há com os alunos. Segundo nossos alunos, somos “frau”.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Boas - Vindas.

 Esse blog tem por objetivo tratarmos de assuntos relacionados a nossa língua materna, estabelecermos discussões, possibilitando através das trocas que vierem a acontecer um crescimento que refletirá na nossa prática educativa.
Sejam bem - vindos colegas da Regional Leste!